Styling | 7 Mitos (que não passam disso mesmo, mitos!)

segunda-feira, junho 23, 2014

Dos comentários que recebo, do que leio em geral nas redes sociais, os portugueses são muito preconceituosos em relação à moda. Munem-se de ideias pré-concebidas para darem palpites sobre o que é fashion, sobre o que não é, sobre o que se pode usar, sobre o que não se pode usar, criticando tudo e todos os que saiem do seu convencional.

Ainda há pouco tempo ouvi uma mãe dizer para a sua filha de 6 anos "não podes levar essa blusa laranja, porque estás com uma saia rosa e o laranja com rosa não combina"? Really?

Então parece-me pertinente descortinar alguns mitos de styling, coisas que as pessoas geralmente acham que não se podem fazer mas que não passam disso mesmo, de mitos. Porque afinal, em styling, há muita coisa que é permitida. Para mim a regra mais importante de todas, não é o que combina com o quê, é o saber vestir-se de forma apropriada para: o tipo de corpo, a idade e a ocasião/situação. O resto são balelas mitos. xx***

MITO 1 - A carteira deve combinar com os sapatos



Wrong. Num outfit os sapatos não precisam ser da mesma cor/padrão que a carteira. Se quiserem fazer o match não há problema, assim como também não há problema em descombinar. Aliás, o mix de acessórios eleva sempre o look.

MITO 2 - Não se pode misturar padrões



Wrong. Estação após estação, tem-se visto que tudo é permitido. Misturar riscas com flores, polka dots com leopardo, ... É uma das tendências mais populares de streetstyle e uma das minhas preferidas. Assim, vamos deixar de dizer 'God' em tom de critica, boa?

MITO 3 - O preto não combina com o navy 



Mais uma vez, wrong. Para quem não sabe, navy é azul escuro e sim fica bem com o preto e o contrário não passa de um mito de styling. A comprovar isso estão as meninas da foto. Elegantes e maravilhosas! Porque o preto combina com tudo.

MITO 4 - Lantejoulas e metálicos só para a noite



Wrong. Apesar de a maioria de nós guardar o nosso lindo vestido metalizado ou com sequins para uma 'girls night out' é perfeitamente permitido usá-lo durante o dia. Mais uma vez, depende sempre da ocasião. Claro que não se deve vestir para uma entrevista de trabalho na área do secretariado, por exemplo, mas usando o bom senso pode-se perfeitamente usar durante o dia. Para as meninas que gostam de passar despercebidas mas que queiram usar a tendência, nada como apostar num acessório com um apontamento metálico ou em lantejoulas. Uma carteira é um bom exemplo disso, deixando o resto do look bastante simples.

MITO 5 - Tens de ser alta para usares calças, vestidos ou saias longas



Wrong, of course. As meninas mais pequenas, como eu (1,55 cm), podem usar peças de todo o tipo de comprimento, mesmo as calças, saias, vestidos longos porque aqui a regra de styling não está no comprimento mas sim na maneira de vestir essas peças.

MITO 6 - Não se pode usar meias ou collants com sandálias ou sapatos abertos e não se pode calçar este tipo de sapatos no inverno ou com chuva



W-R-O-N-G. É aquilo que mais leio as pessoas criticarem. E claro que tudo isto não passa de um mito. Tudo é permitido. O problema de se andar com uma sandália ou um peep toe à chuva ou no inverno é que se pode ficar com os pés molhados ou frios. Mas aí o problema é da pessoa, não é um erro de styling. Se for uma pessoa que ande de carro, ande pouco a pé, trabalhe em sítios fechados parece-me que não irá sofrer do mal dos pés frios/molhados. Mais uma vez, depende da ocasião/situação. E sim, usar meias e collants com sandálias e peep toes é permitido. Se for da mesma cor, o look ficará mais sofisticado mas se o sapato tiver uma cor diferente da meia ou das collants o look ficará mais carismático.

MITO 7 - Não se pode misturar prata com ouro, ou dourado com prateado



Wrong. So wrong. Tal como o preto com o navy, isto é uma 'passè rule' no que diz respeito à mistura de cores. Faz mesmo parte do passado. Um mito de styling, portanto. Seja nas jóias, nos acessórios, ou até mesmo nas cores, os metálicos complementam-se.

Têm dúvidas de styling, o que vestir em determinada ocasião, como vestir? Enviem-me as vossas dúvidas por email para o uppereastsidestylist@gmail.com. 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Eu cá sou de opinião que tudo, mas mesmo tudo é permitido. Em algumas pessoas vai ficar bem, noutras horrivel? Depende do sentido estético de cada um. Pelo menos eu uso aquilo que me apetece mesmo o que é "considerado" errado e proibido ao meu tipo de corpo e ao meu peso, até mesmo em alguns casos á minha idade, uso o que me atrai para usar, mesmo que 99,9% das pessoas ache que me fica mal e que fico ridicula, 0,01% gosta e esse 0,01% é a única percentagem que me importa: moi même ;)
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso deste post! Não só os mitos em si foram bem "sacados", como a parte introdutória não podia ser mais verdade!
    Aqui está um post, que embora inicialmente não pareça, bastante útil! :)
    Eu própria já passei por situações em que me deparei com alguns destes mitos.
    xx

    http://ruteritamaia.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Obrigada pelos vossos comentários. xx***

Like us on Facebook

Add us on snapchat

Add us on snapchat

Subscribe