Escapadinha a 3 por Terras Alentejanas

domingo, fevereiro 04, 2018

"Ir para fora cá dentro." Uma frase que certamente todos nós já ouvimos. E porque não? O nosso país é lindo, está na moda e há sempre sítios novos para conhecer e descobrir.

A minha sugestão para uma escapadinha de fim-de-semana (e vem mesmo a calhar, com o Dia dos Namorados a chegar) é Vila Viçosa. Uma vila alentejana, pertencente ao distrito de Évora, cheia de laranjeiras, de casinhas a fazerem lembrar o mar e com recantos cheios de 'estórias' (foi nesta vila que se mantiveram os Duques de Bragança, durante séculos, até à proclamação da República)
Também, Vila Viçosa é conhecida pela sua extracção e transformação de mármore. O mármore de Vila Viçosa é reconhecido a nível mundial e Vila Viçosa é conhecida a nível nacional como a 'Capital do Mármore'.
Por isso, não é de admirar que o hotel onde ficámos tivesse o chão mais lindo de sempre. Em vários padrões e com várias cores, os vários chãos do Alentejo Marmòris Hotel & SPA fizeram-me suspirar durante toda a minha estadia. #ihavethisthingwithfloors
A nossa escapadinha foi de apenas 2 dias, com check-in já no final de Sexta-feira e com o check-out no Domingo. Mas valeu cada segundo (só tenho pena de não ter tido mais tempo para desfrutar da vila, mas o hotel é tão bonito que não apetece sair de lá).


Um dos meus maiores receios, quando faço a reserva num hotel que não conheço, é que o hotel não corresponda à minha expectativa, formada pelas fotos que entretanto pesquisei. Todos sabemos que as fotos são sempre tiradas nos melhores ângulos, nos melhores sítios, e às vezes somos surpreendidos (ou não) por uma realidade ligeiramente (ou largamente) diferente. Não foi o caso presente. Muito pelo contrário. As fotos do site não fazem jus à beleza e realidade do Alentejo Marmòris. Muito mais bonito ao vivo!


E não fui só eu que o achei. Ao longo desse fim-de-semana, fui partilhando 'estórias' no Instastories e recebi algumas mensagens vossas a dizer que era tudo muito bonito. 


[Note: - para os mais distraídos que não viram nada, ainda vão a tempo de dar uma espreitadela no meu Instagram e verem o destaque "Weekend" com todas as partilhas que fiz na minha escapadinha ao Alentejo Marmòris Hotel & SPA, em Vila Viçosa.]

Confesso que ainda estou a partilhar fotos no instagram (que não vão sair aqui, por isso fiquem atentos) porque o hotel tem recantos tão bonitos que foi impossível não andar de máquina fotográfica em punho (no meu caso telemóvel).

Sobre o Alentejo Marmòris Hotel & SPA

"A 180 km Este de Lisboa, no coração do Alentejo e inserido na histórica vila de Vila Viçosa, o Alentejo Marmòris Hotel & Spa apresenta-se como um dos mais luxuosos novos hotéis de Portugal. Exclusivo e distinto - um verdadeiro museu dedicado ao mármore - é propriedade de uma família que trabalha neste ramo há duas gerações."

"Desenhado pelo arquiteto João Paulo e decorado pelo arquiteto Miguel Câncio Martins (Buddha Bar, Pacha Marrakech), o hotel oferece um ambiente de conforto e tranquilidade, uma hospitalidade genuína (...)"  (VERDADEEEEEE - todo o staff, TODO, super simpáticos, profissionais e hospitaleiros) e diversos (...) "serviços desenhados para proporcionar experiências memoráveis."




"O hotel conta com uma piscina interior e exterior, ambas aquecidas, e o Stone Spa, com a marca Karin Herzog, apto a proporcionar momentos relaxantes. Equipado com Hamman, ginásio e tanques de hidromassagem " (mais à frente falo-vos do que fui fazer ao Stone SPA).


No restaurante Narcissus Fernandesii usufruímos de um excelente pequeno-almoço (TOP a fruta fresca e o queijo de cabra :))))) e também tivémos uma excelente experiência gastronómica no jantar de Sábado (ler mais à frente) -  uma interpretação contemporânea da cozinha Alentejana com ingredientes provenientes da região, acompanhada de uma lista de vinhos de referência do Alentejo.



O Quarto



Ficámos no quarto 111, situado no 1º piso. Não sei qual a área do nosso quarto mas sei que as áreas dos quartos rondam os 26 e 27 m2. Bastante espaçosos, portanto. O nosso tinha uma cama de casal gigante (onde coubemos à larga os três), com vista para a piscina e para o mural, que é qualquer coisa de fabuloso. Os quartos são todos diferentes porque os wc's apresentam diversas combinações e peças esculpidas em mármore. Por isso, se gostam do quarto onde ficámos, não se esqueçam de reservar o 111.

STONE SPA

O Stone SPA by Karin Herzog fica implantado num antigo lagar de azeite. Entrar no STONE SPA é uma experiência verdadeiramente inesquecível, não só por toda a envolvência e decoração mas, e principalmente, porque a pedras que adornam as suas paredes originais são de uma beleza única. O gotejar da água e a formação inicial de pequenas estalactites tornam a sua atmosfera absolutamente única.

Para mim foi uma experiência muito Zen e relaxante: o toque, a música, o cheiro, tudo isto me transportou para uma viagem única de relaxamento, onde o mundo exterior deixou de existir. São vários os serviços disponíves, eu experimentei o tratamento Quick & Beautiful 45’.

O que achei mais curioso neste tratamento de rosto, que me deixou o rosto mais oxigenado e luminoso, foi que durante o tempo de repouso dos produtos fui recebendo massagens de relaxamento nos braços e mãos, o que torna todo este processo de beleza num verdadeiro ritual de relaxamento.
No fim do tratamento continuei em modo Zen... após ter bebido um chá detox fui desfrutar do circuito de hidromassagem, dos tanques de relaxamento e do banho turco (sem falar nas piscinas, ambas com água aquecida).
O Restaurante Narcissus Fernandesii

Passámos a noite de Sábado no restaurante Narcissus Fernandesii, a provar o que de melhor a cozinha alentejana oferece, mas com uma interpretação contemporânea, tudo pelas mãos do chef Pedro Mendes.




Então e o que é que saboreámos? Como uma imagem vale mais que mil palavras (e com certeza estas vão deixar-vos com água na boca) aqui ficam as fotografias com a descrição do que saboreámos...

Lombo de borrego, puré de batata e açafrão, creme de espinafres e hortelã e legumes prematuros (foi o que comi e estava uma maravilha - sabemos que um borrego está bem feito quando não tem aquele sabor a borrego - quem gosta de borrego percebe o que quero dizer).


Lombinho de porco alentejano recheado com farinheira e carnes de fumeiro, crocante de bolota e batata com pickles (jantar do marido).


O jantar da Cauzinha :)))

Creme de bolota com calda de gengibre.


'A laranjeira de Vila Viçosa' - sete texturas deste fruto (uma homenagem às laranjeiras que caracterizam a praça da vila).

Atabefe, gelado de maçã verde, placas de suspiro e folha de ouro (o atabefe é um sub-produto derivado do requeijão, popular nesta zona do país, enaltecido numa sobremesa de requinte).

Tudo pelas mãos do chef Pedro Mendes que, caso não saibam, está no livro Guiness World Record, por ter confeccionado a maior omeleta do mundo. Já percorreu vários países da europa, como a Bélgica, Holanda, França, Inglaterra e Holanda e agora encontra-se no Alentejo com propostas gastronómicas criativas e aromáticas, que assentam na qualidade, riqueza e versatilidade dos produtos locais, mas sempre com uma abordagem contemporânea muito especial.. Também é consultor e autor de livros de cozinha, dos quais destaco o recentemente lançado  "O Renascer da Bolota" (Prochef Agency), uma obra inédita em Portugal sobre a utilização da bolota na culinária.



Com toda esta descrição despertei-vos a curiosidade? Espero bem que sim. E caso façam uma visita breve a Vila Viçosa ou ao Alentenjo Marmòris Hotel & SPA depois contem-me como foi. De certeza que será uma experiência inesquecível. xx



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada pelos vossos comentários. xx***

Like us on Facebook

Add us on snapchat

Add us on snapchat

Subscribe