Blogs do Ano | Votar ou Não Votar, Eis a Questão

segunda-feira, setembro 19, 2016

Não, não estou a escrever este post porque concorri ao concurso 'Blogs do Ano' e o meu blog não foi seleccionado e, como tal, venho para aqui criticar tudo e todos. Nada disso. Nem sequer sabia da existência deste concurso até ter ligado a televisão hoje na TVI e ter ouvido sobre o assunto no programa 'A Tarde é Sua'.

Esta iniciativa é de se louvar, primeiro porque ser blogger exige muito trabalho e dedicação, principalmente quem escreve todos os dias, e às vezes mais do que um post por dia. Reconhecer o trabalho de quem faz disto a sua vida, muitas vezes sem receber nada em troca, muitas vezes sendo enxovalhado por terceiros anónimos, é de se louvar, por isso fiquei super feliz quando ouvi falar desta iniciativa e confesso que estava desejosa que chegasse a noite para poder ir votar.

Só que, ao analisar o site, percebi que não concordava com algumas coisas (e estou a falar só das categorias 'Moda e Beleza', 'Lifestyle' e 'Entretenimento', onde estão considerados os blogs que conheço).

Em primeiro lugar, a minha pergunta é: porque é que só foram considerados 4 blogs por categoria? Acho muito pouco. A meu ver deveriam ser uns 8 blogs por categoria, para que o poder de escolha pudesse ser mais amplo e justo.

Também, vejo ali um ou outro blog que deveria estar noutro tipo de categoria mas se calhar o problema é meu, que não percebo nada disto.

Depois não entendo outra coisa: então uma pessoa pode votar mais que uma vez? Está mal, está mal! Não acho nada justo. Eu até posso pagar ali a umas pessoas para votarem em mim durante a semana toda e pronto, fico com o caso ganho!

Já agora deixo aqui a minha sugestão, não vá alguém da organização, só por acaso, ler este post:  para o ano deveriam incluir uma categoria 'Blogs Emergentes' ou qualquer coisa do género (ao jeito 'Sangue Novo' e 'Bloom', se me faço entender). Sei que o concurso é para os blogs que têm mais seguidores, para os que têm mais influência sobre os portugueses, mas já que estamos a fazer isto para ajudar a blogosfera portuguesa crescer também não custa nada ajudar os pobres com talento, mas cujo mérito não é reconhecido porque não têm um x número de seguidores.

Por tudo isto fico na dúvida se devo votar ou não. Mas por outro lado sou a favor que se deve apoiar a blogosfera portuguesa.  E também está por lá um ou outro blog que, por mérito, merece ser reconhecido.

Então estou sem saber o que fazer... Vocês vão votar? Já agora se não sabem do que estou a falar (porque eu também não sabia, há umas horas atrás), dêem uma espreitadela AQUI). xx


You Might Also Like

5 comentários

  1. Gostei muito do teu post!E tive uma reação também a este concurso que achei de péssimo gosto. Primeiro chamaram os blogs de todo o povo (não interessava os subscritores, apenas o gosto pela escrita e a dinâmica), e quando vejo os finalistas, são quase todos pessoas ligadas á TVI de alguma forma. A maioria são agenciados de uma empresa (wecanfly) para além do pequeno pormenor que a maioria são figuras publicas e já têm o seu "povo" a votar em massa.Muitos deles são mesmo amigos próximos dos jurados. A mim parece-me que houve aqui uma grande imparcialidade e até conflitos de interesse. Mas isso devia ficar para a autoridade da concorrência que devia analisar estes sorteios. Um exemplo: A Inês Franco é colaboradora da TVI, não deveria poder participar... E eu adoro-a!Achei mesmo vergonhoso mas estamos em Portugal, o que haveríamos de esperar??? Que procurassem novos blogs com conteúdo de pessoas que trabalham e se dedicam a ele todo o dia? Nã...Existem lá blogs que são escritos por outras pessoas (pagas) que não os seus "donos"...Eu vou apenas votar num ou dois que gosto, mas com pena! Desculpa o testamento!
    :)
    beijoca

    ResponderEliminar
  2. Concordo com tudo o que foi escrito neste post. Acho que foi uma ótima iniciativa mas no entanto só vai acabar por dar mérito aos blogs mais conhecidos enquanto que os blogs mais pequenos continuam sem reconhecimento, mesmo sendo bons. Sei que é um concurso para mostrar quais são os blogs com mais influência mas isso , na minha opinião, não vai fazer a blogosfera portuguesa crescer.
    Sinceramente não sei se vou votar ou não, ainda estou indecisa.
    theeuropeancloset.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana, olá Rita. Muito obrigada pelos comentários. E não achei nada testamento o teu comentário Joana. Ambas frisaram bem os vossos pontos e a vossa maneira de pensar, que vai ao encontro da minha. E enquanto lia os v/ comentários cheguei à conclusão que realmente isto não é fazer a blogosfera portuguesa crescer, por isso não vou votar. Muito obrigada às duas. Bjs***

    ResponderEliminar
  4. Resumidamente, só mais uma iniciativa para dar visibilidade a quem já a tem. Marketing puro e duro. Sinceramente, conheço alguns dos blogues mencionados mas não sigo a maioria. Tanta gente a criar conteúdo bem mais interessante que mereciam mais visibilidade mas, pronto. ;)

    ResponderEliminar
  5. já sabia do concurso mas ainda não sei quem foram os seleccionados, vou aí dar uma vista de olhos no link :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelos vossos comentários. xx***

Like us on Facebook

Add us on snapchat

Add us on snapchat

Subscribe