Homemade Granola

terça-feira, agosto 02, 2016


Para mim, um bom brunch tem de incluir sempre granola. E se misturada com iogurte e com fruta melhor ainda. Adoro granola mas a verdade é que, quando a consumimos na rua, ou quando a compramos nos supermercados, ou não sabemos o que estamos a consumir, ou vamos ingerir uma granola cheia de açúcar e gorduras saturadas.

Então, nada como fazer uma granola caseira porque assim sabemos o que iremos ingerir.

Os principais benefícios da granola são: ajuda a baixar o colesterol, ajuda a perder peso (se não consumida em excesso, como é óbvio), melhora a saúde do coração, aumenta a energia, previne a anemia, aumenta a cognição, melhora a aparência da pele e dos cabelos, ajuda a controlar a diabetes, ajuda na prevenção do cancro.

Existem muitas receitas de granola caseira. Pesquisei algumas e decidi fazer a minha versão (entretanto já melhorada). Não sei precisar muito bem as quantidades porque faço quase tudo a olho, à excepção da quantidade de aveia, em que uso 2 chávenas bem cheias de aveia integral.

Mas foi mais ou menos isto:


Ingredientes:

2 chávenas cheias de Aveia Integral - flocos grossos
1 punhado de amêndoas
1 punhado de avelãs
1 punhado de nozes
1 punhado de sementes de abóbora
1 punhado de sementes de girassol
1 punhado de passas
mel q.b. (não devem ultrapasar as 3 colheres de sopa)
Nesta receita não juntei óleo de coco, mas quem quiser juntar não deve ultrapassar as 3 colheres de sopa de óleo de coco.

1 punhado = a olho, q.b.


Método

1. Pré-aquecer o forno a 165 Cº;
2. Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal;
3. Derreter o óleo de coco e misturar com o mel (se utilizarem só o mel é só aplicarem sob o preparado do ponto 4.). A mistura deve ficar uniforme.
4. Espalhar no tabuleiro a aveia, as amêndoas, as avelãs, as sementes de abóbora e as sementes de girassol.
5. Verter a calda do preparado do ponto 3 e misturar bem com os restantes ingredientes.
6. Deixar no forno a assar durante 10m. No final desse tempo mexer a granola, para que a assadura fique uniforme e neste altura juntar as nozes.
7. Deixar no forno por mais 10m (ou até ficar no ponto, sem queimar, e ir mexendo de 10 em 10m para ficar uniforme - o tempo total vai sempre depender do tipo de forno e da temperatura).
8. Retirar do forno e, enquanto a granola esfria e com a ajuda de uma espátula, fazer pequenos aglomerados.
9. Juntar as passas.



Depois é só guardar a granola em frascos e está pronta a servir (ou neste caso a ser misturada com iogurte, leite, queijo quark, etc). xx



(entretanto porque a minha tarte de lima fez o maior sucesso nas redes sociais, brevemente partilharei convosco a receita aqui).

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada pelos vossos comentários. xx***

Like us on Facebook

Add us on snapchat

Add us on snapchat

Subscribe