MFW | Cristina Ferreira | Será que existe arte no vestir extravagante? E será que é para todos?

domingo, setembro 27, 2015


Será que existe arte no vestir extravagante? E será que é para todos?

A verdade é tão simples quanto esta. Na moda, assim como na arte*, também existe regras. Se eu agarrar numa tela e pintá-la da maneira como quero isso não me transforma num Salvador Dalí, num Picasso ou noutro génio da arte. Não! É preciso ter visão, gosto e técnica.

E assim também é no mundo da moda. Não basta conjugar duas peças extravagantes, ou uma peça extravagante com outra mais clássica, para se conseguir o 'Wowww factor'. Existe arte, 'savoir faire' que faz com que criadores mais irreverentes como Miucca Prada, Riccardo Tisci, Sarah Burton, etc, consigam ter tanto sucesso nas suas criações extravagantes.

E parece-me que foi o que não aconteceu com a Cristina Ferreira. Quem lhe fez o styling (desconheço quem foi) não soube conjugar na perfeição uma peça tão icónica como a 'monster sweater' da Fendi.

Concordo que as semanas de moda servem precisamente para vestirmos algo mais dramático, extravagante, que não usaríamos no nosso dia-a-dia, mas há que saber fazê-lo e isso não é para qualquer pessoa.

A combinação da parte de cima com a parte de baixo está completamente errada. Adoro a sweater e as luvas (quem me conhece sabe que adoro peças extravagantes e diferentes) e gosto da saia e das botas mas a conjugação de tudo ficou infeliz. E tenho pena porque acho que a Cristina merecia tão mais que isto. Uma mulher linda e sofisticada deveria ter sido vestida talvez na sua própria pele, com um apontamento irreverente, ao invés de lhe vestirem um personagem completamente diferente.

Porque nisto, da moda, convenhamos que ou se tem estilo e atitude para se vestir determinadas peças ou não se tem, e isso vê-se a léguas. Definitivamente, e por muito que tivessem vestido a Cristina assim, talvez 'quiçá' para chamar a atenção da imprensa internacional, a escolha do todo foi claramente errada.

Para se ter sucesso no estilo extravagante há que ter em conta as seguintes regras de styling:

- Tem de haver um fio condutor no look. Quer seja na cor, quer seja no padrão. Podemos misturar os padrões mais inusitados e diferentes, mas se tiverem um fio condutor (cor, desenho do próprio padrão, etc) o sucesso está garantido;

- Ter uma personalidade extravagante. E isto não é para todos. Só estes conseguem criar looks conjugando peças que nem nos passaria pela cabeça mas que o efeito final é brilhante. Exemplos: Apfel Iris, Miucca Prada, Daphne Guinness, etc...

Mostro-vos, de seguida, dois exemplos perfeitos e de sucesso, tirados do streetstyle das últimas semanas de moda, com as peças icónicas 'monster' da Fendi:



As minhas opções de look para as semanas de moda, tendo como peça central a 'monster sweater' da Fendi:




Não poderia deixar de vos mostrar o look mais giro, pelo menos para mim, que a Cristina Ferreira usou na semana de moda em Milão, e este sim, perfeito em todos os sentidos e de acordo com a personalidade da Cristina:


* arte em sentido restrito (porque em sentido lato, para mim, inclui moda)

You Might Also Like

2 comentários

  1. Concordo com tudo o que disse! Bora ser exuberantes mas ainda assim é preciso de sensibilidade!
    Ritissima Blog

    ResponderEliminar
  2. Concordo em pleno. Já agora, na segunda opção, as calças são de one? Obrigada!

    ResponderEliminar

Obrigada pelos vossos comentários. xx***

Like us on Facebook

Add us on snapchat

Add us on snapchat

Subscribe