Blogging Scene | Fake it 'Til You Make It

quinta-feira, setembro 03, 2015

Já quase toda a gente deve ter ouvido a frase em epígrafe. Há quem concorde em fazê-lo, há quem não concorde em fazê-lo. A meu ver, penso que toda a gente, pelo menos uma vez na vida, já o fez (mal não seja para causar uma boa impressão a alguém. Ou fingir ser amável, para conquistar uma pessoa, e depois vai-se a ver e é um verdadeiro traste. Adiante).

Hoje vou debruçar-me apenas sobre uma (fake it), que li nas inúmeras pesquisas que faço pela internet, e que me chamou bastante a atenção e que gostaria de partilhar com vocês e saber a vossa opinião também (esta frase ficou comprida e com muitos 'e' pelo meio mas, adiante).

Bom, então o assunto de hoje é sobre o tão conhecido Photoshop. É do conhecimento geral que as revistas usam esta ferramenta para colocarem as fotografias mais bonitas e o sujeito fotografado (seja homem ou mulher) mais magro, ou mais musculado, ou com menos rugas... enfim, o que tiver de ser.

Mas não só as revistas usam o Photoshop para melhorarem as fotografias. Top bloggers têm sido apontadas e criticadas por usarem esta ferramenta para parecerem mais magras, com pernas finas, rabos perfeitos, abdominais '6 pack', etc... Lembro-me de há 1/2 meses atrás ter visto uma foto da Lovely Pepa no instagram (que sigo e adoro) e ter dezenas de comentários a criticarem-na por usar Photoshop na foto. Será desonesto fazê-lo? Até que ponto se deve fazer?

Bem na minha opinião, sinceramente, não vejo mal nenhum nisso, se for para fazer pequenos retoques, que melhorem a imagem da pessoa. Mas uma coisa é retocar, outra coisa é alterar a imagem corporal, para parecer ser uma coisa que não é.

Um claro exemplo disso (que não me parece o da Lovely Pepa, porque a miúda sempre teve um corpo magro) e que gerou muita polémica no mundo da blogosfera foi o da Top Blogger Danielle do blog We Wore What. Quem a segue já invejou na certa (ou não) os seus abdominais e as suas pernas torneadas. E sim, a meu ver, ela na realidade é linda e perfeita, mas naquela cabecinha deve haver muitas inseguranças para ela sentir necessidade de alterar o seu corpo (de uma forma irrealística).

Volto a salientar, para que não me entendam mal. Não sou contra o uso do photoshop (soubesse eu utilizar esta ferramenta...) para melhorar alguns aspectos das fotos. Mas sou contra a transformação do corpo. Uma coisa é melhorar (os filtros no instagram ajudam, por exemplo, e valham-me estes). Outra coisa é alterar. O que não entendo. Estarei a ser injusta? Uma coisa é certa, não quereria que me vissem nas redes sociais linda e maravilhosa e depois, na realidade, cruzarem-se comigo e verem-me cheia de defeitos. Não, não, não!

Vejam as fotos, comparem e digam-me o que acham disto:

 Na foto à esquerda: pernas perfeitamente normais. Foto à direita: pernas mais altas e demasiadamente magras (e não, não foram tiradas em fases diferentes da vida dela).
 S é para usar photoshop ao menos que o faça bem e não desapareça com a parte de trás do casaco :)

De nada vale colocar no instagram a hashtag #yesidideatthat se depois vais ao Photoshop diminuir 1 ou 2 tamanhos.

Tão magra que ficou transparente.

Esta coisa de se achar que as Fashion Bloggers têm de ser lindas e maravilhosas e magras e com corpos fabulosos tem de acabar. Têm SIM de ter sentido de estética, ESTILO, saberem coordenar padrões, cores, peças, acessórios... Como já dizia alguém, se é para ver pessoas com corpos irreais compra-se revistas de moda. As bloggers devem assumir o corpo que têm e mostrar que é possível ter estilo sendo magra, gorda, alta, baixa... Enfim, com corpos reais. Este foi o motivo principal do boom das Fashion Bloggers (e o facto de coordenarem peças de fast fashion com outras de designer) e assim deveria permanecer. xx

You Might Also Like

2 comentários

  1. Eu já usei o photoshop para tirar algumas imperfeições das minhas fotos (nódoas negras, borbulhas, etc) mas não o consigo (nem quero) usar a este ponto. Além de muito mal feito, o tipo de edição é uma chacota, aquelas perninhas faz-me lembrar as imagens irónicas dos homens que vão ao ginásio e não trabalham as pernas.
    Acho que isto acontece porque a blogger já deixou de ser os "relatos reais para pessoas reais" para ser tornar quase um estatuto de celebridade e de marca. Além disso, acho que ainda há um certo je ne sais quois que torna a menina magra com uma beleza fora do comum mais "apetecível" de seguir do que uma blogger real.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei o teu comentário Marta. Muito perspicaz quando dizes que isto acontece para se tornar um estatuto de celebridade e de marca. Bjs e obrigada. ps - quanto aos produtos da H&M vou testá-los e fazer post sobre eles. Bjs

      Eliminar

Obrigada pelos vossos comentários. xx***

Like us on Facebook

Add us on snapchat

Add us on snapchat

Subscribe