O Mundo da Cauzinha - O Blog

quarta-feira, julho 29, 2015


Certo que alguns de vocês, até mesmo quem me conhece pessoalmente, estão admirados com o facto de ter criado um BLOG para a minha filha, com uma foto pública, logo eu que não sou a favor da exposição (massiva) de fotos de crianças pelas redes sociais, pelos mais variados motivos que todos devem compreender.

Ainda há pouco tempo publiquei no meu facebook pessoal uma foto dela (sem o dente) com a cara tapada (porque o meu facebook pessoal é pessoal/trabalho, logo tenho pessoas "amigas" que não o são de verdade e como tal tenho de manter a privacidade de determinadas coisas) e agora decido fazer um blog dela?

A decisão certamente não foi fácil mas acedi ao desejo da Cauzinha e até achei a ideia gira, verdade seja dita, documentar alguns momentos engraçados sendo eu a voz dela para, quiçá, daqui a uns anos, ser ela a sua própria voz.

Na nossa blogosfera portuguesa, as bloggers que sigo e que são mães quase todas expõem os seus filhos e compreendo que muitas vezes seja incompatível não o fazerem porque, de uma forma ou de outra, se forem reconhecidas na rua ou numa outra circunstância, e se se fizerem acompanhar dos seus rebentos, gente anónima vai lhes ver a cara. Para além de que, se fazem parte da sua vida e se partilham publicamente nas redes sociais a sua vida privada, é muito difícil não partilhar quem junto está de nós e quem mais amamos.

Esta questão será certamente polémica e enquanto escrevo estas palavras estou com o coração apertado porque estas questões são sempre complicadas. E enquanto não me sentir confortável com a exposição pública da minha filha, vou me socorrer de formas criativas para não pôr em causa a sua individualidade e privacidade. Quanto à sua foto pública de perfil, a luz esbate-lhe as feições sendo que ela será mais reconhecida pelo seu cabelo à Rapunzel do que por qualquer outra característica, por isso não considero uma foto que quebre a sua privacidade.

Mas sei que, mais cedo ou mais tarde (e esse mais tarde até poderá ser pelas mãos dela) essa privacidade será quebrada (mas que seja então por vontade dela e não pela minha - como foi vontade dela ter este blog).

Entretanto e para quem está desse lado, todas as sugestões e opiniões são bem-vindas (e agradeço mesmo que comentem e que não leiam apenas).

Para aquelas mães que expõem os seus filhos publicamente , aqui ficam alguns cuidados a ter em conta (encontrei-os noutro blog):


1 – Fotografias de bebés só de fralda, nus ou a tomar banho.
Muitas vezes estes retratos são raptados por verdadeiros pedófilos e colocados a circular em várias redes criminosas. Lembre-se que pode acontecer com qualquer uma de nós e já se descobriram inúmeros episódios destes em Portugal.
2 – Fotografias de crianças com a farda do colégio.
Já cometi esse erro, aqui me confesso. Neste caso foi no Facebook e já lá fui apagar. Através da farda facilmente se identifica a escola e por vezes até o ano que frequentam. Se um criminoso tiver acesso ao nome dos pais, da criança e da escola… o resultado pode não ser positivo. É só uma questão de não nos “pormos a jeito”.
3 – Fotografias com pistas sobre a morada da criança
Sempre que fotografem os vossos filhotes perto de casa, tenham o cuidado de não captar prédios, nomes de lojas ou montras que possam denunciar o sitio onde mora. Pelo menos nas fotografias que tenciona partilhar na web.
4 – As fotografias que os seus filhos não quererão ver divulgadas quando forem mais crescidos.
Todas sabemos que o bulling está na ordem do dia e sempre que partilharmos alguma gracinha dos nossos filhotes, devemos ter em conta que eles poderão não achar graça alguns anos mais tarde. Ou pior, poderão outros tentar aproveitar-se dessa exposição exagerada.
5 – Fotografias de crianças sem que os pais tenham autorizado.
Imaginem que uma “amiga” de uma amiga resolve partilhar a fotografia do vosso filhote numa daquelas páginas com um número gigante de fãs. A proliferação da dessa foto pode vir a ser quase infinita. É impossível poder depois controlar ou contactar as pessoas que tiveram acesso a ela. É quase como publicar uma fotografia de uma criança num jornal de grande tiragem, sem pedir permissão aos encarregados de educação. Digo é quase pois é pior. Uma fotografia na internet pode chegar mais longe que qualquer capa de jornal em papel.
6 – Fotografias com identificações de GPS.
Muitos dos telemóveis com GPS, se não desligarmos essa função, tornam publico, no vosso Facebook ou Instagram, o local de onde vocês estão a partilhar as fotografias. Já pensou que um ladrão ou um raptor poderá ter acesso aos seus passos ou antecipar o horário das suas deslocações?


You Might Also Like

1 comentários

  1. Apesar de ainda não ser Mãe, partilho inteiramente da sua opinião. Só ter algum cuidado com a forma como são expostas as crianças. Estou em pulgas para ver mais novidades da Cauzinha.

    ResponderEliminar

Obrigada pelos vossos comentários. xx***

Like us on Facebook

Add us on snapchat

Add us on snapchat

Subscribe