Met Gala 2015 | Podemos falar de Melhor ou Pior Vestido da Noite?

terça-feira, maio 05, 2015

Ontem ocorreu o tão aguardado Baile de Gala Anual do MET, onde celebridades e figuras da moda desfilaram num sumptuoso red carpet, exibindo looks que devem ir ao encontro do tema da exposição a ser inaugurada no museu.

A mostra deste ano "China: Through the Looking Glass" retrata a história da moda chinesa, com 130 obras de Alta Costura de criadores chineses. A exposição exibe ainda as influências da China na moda ocidental ao longo dos séculos e estará aberta ao público já a partir de amanhã.

Posto isto, todos os convidados do MET Ball deveriam se reger pelo tema, o que implica que há sempre um Dress Code associado a esta festa.

Mais uma vez, muitas foram as criticas que li pelas redes sociais, sobre o tipo de vestimenta que algumas celebridades levaram (as mesmas que respeitaram o Dress Code) e que tudo era horrível e piroso. Pois que, essas mesmas pessoas que teceram tão entusiásticas criticas não percebem que o MET Ball não é uma festa/evento qualquer. Mais do que ir vestida com um styling glamoroso, o dever é o de ser o mais criativo e exuberante possível, respeitando o Dress Code da festa, associado sempre ao tema relacionado com a abertura da exposição anual do MET, em NYC. O MET Ball não é um evento qualquer. É um evento que prima pela criatividade, exuberância e excentricidade, tudo elevado ao mais alto bom gosto. Por exemplo, será de mau gosto a Sarah Jessica Parker ter levado na cabeça uma peça, magnífica por sinal, de Philip Treacy, alusiva à China? Claro que não. Pelo contrário. A SJP é considerada a rainha do MET Ball precisamente porque faz sempre a leitura correcta do tema das festas e transpõe-a para um styling sempre ao mais alto nível.


Mas como é óbvio, e como já referi AQUI o ano passado, esta festa não será compreendida aos olhos de muitos. E aos olhos dessas mesmas pessoas tudo não passará de uma ridicularidade ridícula (passo a expressão).

Face ao exposto, e falando sobre o título deste post, podemos falar de Melhor ou Pior vestido? Não. Devemos sim falar em quem respeitou o Dress Code (e apareceu com um styling mais extravagante) e quem não respeitou o Dress Code (e apareceu com um styling digno de uns Óscares).



Quem respeitou o Dress Code, ao mínimo pormenor? Sarah Jessica Parker, Georgia May Jagger, Bee Shaffer, Grace Coddington, Rihanna, Alexa Chung, Karolina Kurkova, Chloe Sevigny e Karen Welson.
 SJP com um vestido H&M (feito de propósito para o evento) e acessório de Philip Treacy

Rihanna em Guo Pei
 Georgia May Jagger usou um vestido-kimono da Gucci
 Karolina Kurkova, num vestido costumizado de Tommy Hilfiger
 Alexa Chung em Erdem
 Grace Coddington (Directora Criativa da Vogue USA)
 Chloe Sevigny em J W Anderson
Karen Welson em D&G

Quem não respeitou o Dress Code (mais para os Óscares do que para o MET Ball)? Reese Whiterspoon, Karlie Kloss, Gigi Hadid, Diane Kruger, Kendall Jenner e Rosie Huntington-Whiteley (entre outras).

 Reese Whiterspoon em Jason Wu
 Karlie Kloss em Versace
 Gigi Hadid em Diane Von Furstenberg
 Diane Kruger em Chanel
 Kendall Jenner em Calvin Klein Collection
Rosie Huntington-Whiteley em Versace

E depois temos as duas meninas mais comentadas, na internet. Beyoncé e Kim Kardashian. Ambas apresentaram vestidos inspirados mais no Glass (vidro = transparência) do que na China mas, apesar de achar que estavam no limiar do Dress Code, a meu ver não respeitaram o mesmo, apesar de as achar deslumbrantes. xx

 Beyoncé em Givenchy
Kim Kardashian em Roberto Cavalli by Peter Dundas

Têm algum look favorito? Contem-me tudo! xx

You Might Also Like

5 comentários

  1. Concordo tanto com o que dizes! Acabei de escrever isso à 10seg num outro blog! Não consigo achar que haja alguém mal vestido porque simplesmente é a gala onde os convidados podem brincar com o tema é uma 'exceção' onde eles podem extravagantes sem ser - supostamente - criticados! Adoro para mim é a melhor red carpet do ano! Sarah e Rihanna nas minhas favoritas!
    Ritissima Blog

    ResponderEliminar
  2. Concordo e discordo ao mesmo tempo! A começar pelo mais simples: sim há um tema, e concordo que deva ser respeitado — o que não se verifica nem nas silhuetas adequadas aos Óscares nem nas transparências de Kim e Beyoncé, estas últimas acho que são mais do mesmo, sinceramente.
    No que discordo é na proporção da extravagância, pelo que não consigo apoiar nem Rihanna nem SJP. É de facto notável como vestem e ilustram o tema, mas acho que toda a moda sem elegância perde o significado de estilo, e passa apenas a ser teatral. Para mim, adorei Bee Shaffer e Alexa Chung.

    De qualquer forma, é sempre bom ver artigos de opinião e não apenas criticas vazias a quem foi ou não a mais "pirosa"!

    ResponderEliminar
  3. We Agree to Disagree :) a Reese, a Gigi Hadid, a Karlie Kloss e a Karen Welsen para mim foram um tiro ao lado sobretudo a última porque se não me engano ia em Dolce&Gabbana sendo que eles nestas últimas colecções foram muito às raízes da cultura Italiana e o adorno da cabeça dela não funcionou ao contrário de outros, que resultaram muito bem!!! As Kim, Beyonce e JLO nem vou comentar pois por mais que goste delas falharam redondamente...Não falei da Bee Shaffer mas a verdade é que ela foi muito bem de acordo com o dress code!!!
    A Lady Gaga também foi bem, a Georgia May Jagger a Chloe em resumo concordo com o disseste!!! E estou cheia de ver gozarem com o vestido da Rihanna e com o adorno da SJP !!!! Pessoas que supostamente percebem muito de moda....não devem entender nada de história de moda...ou de arte!!! Parabéns!

    We Agree to Disagree
    ***

    ResponderEliminar

Obrigada pelos vossos comentários. xx***

Like us on Facebook

Add us on snapchat

Add us on snapchat

Subscribe