Das cópias

sexta-feira, novembro 14, 2014


O artigo "A minha sombra" da edição do mês de Outubro da Vogue inspirou-me a escrever este post. Sei que muitas de vocês não vão concordar com a minha opinião (e que provavelmente vou ter alguns comentários anónimos menos agradáveis) mas é a minha opinião e, como é óbvio, cada uma terá a sua.

Muitos são os comentários que se lêem nas redes sociais sobre alguém "que me copia", alguém "que me roubou a identidade", alguém que "é igual a mim" e parece-me que este problema tende cada vez mais a aumentar.

Sinceramente, para mim é-me indiferente se alguém me copia ou não (o que acho um pouco difícil, porque faço muita mistura de padrões, de cores, e a mulher portuguesa - generalizando -  gosta de estilos mais simples). Mas, uma coisa é copiar (para mim irrelevante), outra coisa é roubar identidades (isto sim, muito grave).

Mas, porque as pessoas copiam? Segundo a Vogue, "Copiar significa que uma pessoa não tem imaginação, nem criatividade. Faz dela um seguidor e não um líder". Então, se assim o é, parece-me que quem procura ser fonte de inspiração a outros (como é o meu caso e o caso de tantas outras bloggers que publicam os seus outfits diários) parece-me que não haverá lugar a tanto drama, relativamente a cópias de looks.

Já sei o que estão a pensar. Sim, inspirarmo-nos no look de uma pessoa é uma coisa, copiar é outra.

No referido artigo da Vogue a autora diz que tudo é permissivo se a stalker pedir permissão. Segundo a  mesma "A imitação exige honestidade porque um roubo furtivo nunca fica bem. Uma cópia só se torna um elogio se precedida pelas palavras "importas-te"?". Bem tudo isto parece-me um exagero. Pedir permissão? Dizer que "gostei, queria ter igual" ou "Adorei, vou levar" parece-me mais correcto do que pedir permissão. Permissão de quê? Então não gostam de ser copiadas, mas se depois alguém pedir permissão já não faz mal? Fiquei confusa com este raciocínio da autora do artigo, confesso.

O dicionário refere que uma cópia é "um de vários espécimes iguais". Se eu vestir um vestido da Zara, e outra pessoa vestir o espécime igual vão dizer que uma copiou a outra?

Concordo quando leio "mas é de bom tom e respeitoso deixar as pessoas serem donas do seu estilo. Podemos tirar ideias. Ser um clone mostra que não somos indivíduos". O problema é que não existe um estilo único, salva raras excepções sempre relacionadas com pessoas de índole extravagante: Lady Gaga, Anna dello Russo, Iris Arpfel, entre outras. Todas com um estilo único, original e por isso mesmo difícil de ser copiado. Os outros estilos são mais copiáveis porque abarcam um conjunto de identidades parecidas. Por exemplo, no estilo clássico, as mulheres optam por vestir tailleur ou fato e claro, que assim, parecem-se todas iguais.

Ficar chateado com a imitação de alguém parece-me demasiadamente infantil. Parece-me que se uma pessoa se sente ferida com as imitações de outras demonstra fragilidades escondidas. Uma mulher segura de si não está nem aí se uma outra a imita ou não.

O engraçado é que esta é sempre uma conversa de mulheres. Nunca ouvi um homem dizer, em tom chateado, que outro o copia ou imita. E se quem o faz fá-lo porque" não tem imaginação, porque copiar poupa tempo às mulheres trabalhadoras, serve-lhes de atalho nas lojas e dá-lhes uma certa confiança comprar um look que já viram resultar bem noutra pessoa"  então isso é um problema dela e não deverá de ser de quem é copiado.

Se isso se torna um problema parece-me que a melhor solução, como refere a Vogue, é a pessoa "começar a comprar vintage" ou então, quando alguém perguntar o que está a usar, de que marca é determinada peça, acessório,..., não dizer nada. Mas lá está, esta última opção, mais uma vez, parece-me um pouco recalcada.

Antes de terminar este post gostaria de salientar que, uma coisa são as imitações e outra coisa são os clones. Poderá parecer a mesma coisa mas para mim vai uma longa distância. Clonar é ser-se igual em tudo. "Ela levou o meu carro, o meu emprego e o meu namorado. Copiou a minha vida", isto sim parece-me grave porque já demonstra distúrbios na personalidade da pessoa clone. Agora imitar um look (que depois, quando se vai a ver nem uma imitação é, tem apenas uma ou duas peças iguais, mas tudo o resto é diferente), comprar as mesmas peças de roupa, "fui a primeira a vestir o casaco verde da Zara e agora todas me copiam" isto sim, parece-me um pouco exagerado. xx


You Might Also Like

5 comentários

  1. Concordo plenamente contigo. Nunca vi alguém clone de mim e muito menos andar atrás de mim para saber onde compro tudo e fazer igual mas tenho amigas que se queixam disso. Em tempos, ía com a minha irmã e uma amiga ao shopping e várias vezes saímos de lá com peças iguais e posso dizer que, mesmo usando as mesmas coisas, ficavamos completamente diferentes!!! Basta um acessório e até o estilo pessoal para o look ficar completamente diferente de pessoa para pessoa. Se há tanta gente a se queixar então deixem de ir às compras a cadeias de fast fashion!!!

    ResponderEliminar
  2. Hoje em dia e graças à fast fashion é tão fácil estas "imitações" acontecerem e muitas vezes sem querer. Quantas milhares de mulheres têm o vestido X da Zara?? É quase ímpossível isto não acontecer porque lojas como estas (lojas onde a maior parte das pessoas compram) ditam as modas e depois só têm à venda roupas dentro daquele estilo....

    ResponderEliminar
  3. Acho que quem se preocupa em "identificar" a copiona que comprou um casaco verde igual ao dela, tendo em conta locais fast consuming estilo Zara, é aquela menina da escola da 4ª classe que nunca cresceu verdadeiramente e ainda se agarra ao "OMG tenho de ir já a casa mudar de roupa, não posso ser vista vestida de igual"!
    Adicionalmente revela grande insegurança. Uma mulher segura de si não se vai importar com isso.

    Já os clones, isso é cai no campo do distúrbio de personalidade. (ou uma imensa falta dela)

    ResponderEliminar
  4. No meu caso, acho que ninguém me copia o estilo de vestir, até porque é bastante simples, mas já vi receitas minhas copiadas em vários blogues e irrita-me um bocado, mas depois esqueço! Em pessoas próximas, irrita-me quando vejo que competem comigo, por exemplo também na comida, mas (e agora vou ser convencida), nunca me vencem e desistem, hahahah! O que me deixa mesmo fula é as pessoas que tiram louros com o trabalho dos outros, ocultando que foi outra pessoa que o fez.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Isso nunca me aconteceu, a não ser em pequenas coisas, mas via isso como um elogio ;)
    Beijinho*
    www.flordemaracuja.pt

    ResponderEliminar

Obrigada pelos vossos comentários. xx***

Like us on Facebook

Add us on snapchat

Add us on snapchat

Subscribe