Os Meus Segredos da Boa Forma

terça-feira, junho 17, 2014



Primeiro, começo este texto com 3 palavras de ordem:

-Persistência;
-Auto-domínio;
-Sempre.

Para mim são estas as palavras que preciso ter em mente para conseguir estar em boa forma.

Quando tinha 21 anos pesava 43 kg, 43 kg! Não era uma pena porque sou baixinha, mas era de facto magra. Desde os 15 anos que tinha uma disciplina exemplar, fazia exercício físico todos os dias e tinha muito cuidado com a alimentação. Tornei-me desleixada na faculdade. Longe de casa, a alimentação tornou-se secundária. Precisava de estudar, tirar boas notas e o que mantinha o meu ritmo de estudo era comer chocolates, bolachas, etc... Com 27 anos cheguei a pesar 54 quilos. Nada de especial, não fiquei obesa nem nada que se parecesse, mas era redonda e sempre detestei gordura no corpo. Gosto de pessoas magras (não esqueléticas). É o meu conceito de beleza. Cada um tem o seu. Não gosto de mulheres com grande peito, com bunda redonda, aquele corpo voluptuoso que os homens tanto gostam. Gosto mais de elegância. Um corpo assim tipo o dGisele Bündchen, Sara Sampaio...

Depois com 30 anos lá consegui voltar aos 50 quilos. Durante a gravidez engordei só 13 quilos mas o pior foi depois, com a amamentação. Confesso que não me preocupei, não entrei em depressão/obessão porque sabia que assim que deixasse de dar de mamar atacaria a coisa. E consegui perder peso. O problema é que o meu peso andava sempre a oscilar: ora pesava 51 kg ora pesava 49 kg. E não é isto o pretendido, como é óbvio. O pretendido é atingir o peso ideal e permanecer lá, sempre! Daí uma das minhas palavras de ordem ser sempre. Não são dietas, não é passageiro. Tem de se tornar um modo de vida. A alimentação e o estilo de vida têm de se tornar saudáveis, para sempre. O auto-domínio vem sempre que nos apetece devorar o frigorífico. Força de vontade! A persistência, porque o atingir de um objectivo duradouro leva o seu tempo. Não é de um dia para o outro.

Confesso que ter consultas de nutrição me ajudou a eliminar alguns disparates (ainda só tive 2 consultas e os resultados são visíveis). E o meu nutricionista é espectacular porque respeita os meus horários, a minha vida (regra geral, acordo às 8h30m, almoço às 16h, janto às 23h e deito-me quase sempre às 3 da manhã -  só para perceberem um pouco os meus horários malucos). Ele não me disse:" O quê? Almoças às 16h? Jantas às 23h? Isso tem de mudar!". Nada disso, expliquei-lhe como era a minha vida e ele adoptou a minha alimentação a ela.

E claro, perceber que o ginásio não é só aulas de grupo. Temos de ir para a sala de musculação se queremos resultados duradouros. Confesso que achava uma seca mas agora adoro. O corpo começa a ficar mais firme, ganha-se mais massa muscular, o consumo calórico aumenta, queimamos mais calorias ao longo do dia e a dormir...

Não tomo suplementos, comprimidos, nada. Tento beber 1,5 litros de água por dia, comer de 3 em 3 horas e tento fazer 2 lanches ligeiros à tarde + jantar ligeiro. Tenho o meu momento da desforra uma vez por semana e de quando em vez tenho de mudar a dieta/alimentação, para que o corpo não se habitue à mesma. Uma forma de enganar o gajo (aka corpo) - infelizmente ele é muito esperto e quando comemos pouco tudo o que consumimos é armazenado, por isso é que muitas vezes dizemos "não como nada mas não consigo emagrecer".

Escrevo isto porque sei o que é ter de lutar contra o peso. Não sou daquelas pessoas que pode comer de tudo e não engordar. E como eu, existem muitas de vocês com o mesmo problema.

Ainda não estou satisfeita com os resultados. Adorava conseguir perder mais um quilo. Ficar nos 47. Porque 43 é impossível e não é desejável. Trabalhar o corpo para que ele não fique flácido, infelizmente a idade não perdoa.. Quanto a vocês,  o meu conselho é que façam exercício físico, todos os dias da semana, seja no ginásio, em casa, correr na rua. Não há desculpas! E se puderem aconselhem-se com um nutricionista. Às vezes basta uma consulta (para quem não possa andar sempre nas consultas de nutrição) para se mudar velhos hábitos e se conseguir melhorias significativas.

E agora, em jeito de despedida, deixo-vos só algumas dicas da minha dieta:

-Substituí a batata normal por batata doce;
-Substituí o arroz normal por arroz basmati;
-Consumo apenas queijos magros ou de cabra ou ovelha;
-Fiambre sempre de frango ou perú;
-Nos momentos de fome, em que não deveria comer, tenho sempre perto de mim bagas de goji, sementes de girassol, de sésamo, nozes, avelãs, amêndoas (tudo natural). Basta um bocadinho (que se coloca na mão em forma de concha) para saciar;
-O chá também ajuda a combater a fome, sem açúcar.
-À noite, depois do jantar, substituí o habitual doce pela gelatina 10 calorias.
-No dia em que posso pecar como sempre uma colher de chá de canela. A canela ajuda o organismo a não absorver toda a gordura/açucar ingerida/o.
-Depois do exercício, como proteína, seja sob a forma de alimento ou em pó (daquela que se mistura com água ou leite);
-Quando não tenho tempo para almoçar (quase sempre) bebo o meu batido de proteína, com leite de soja e um iogurte 0% gordura.

Não é fácil, mas também não é difícil. Basta acreditar, querer e fazer! xx***

You Might Also Like

3 comentários

  1. E estás muito bem! No ginásio compensa mesmo fazer a musculação!

    ResponderEliminar
  2. Muito bem! Recentemente também mudei os meus hábitos alimentares e comecei a praticar algum exercício e a verdade é que estou a adorar os resultados.

    ResponderEliminar
  3. opahhh adoro saber que não sou a unica a nao gostar de bunda grande e coxa grossa... mas ás vezes é dificil convencer a pessoa que te ajuda na musculação a que não queres fazer exercicios que a longo prazo te deixam assim, porque há realmente exercicios especificos para tipo de corpo que queres.
    as bailarinas por exemplo, são super rijas, não sao flacidas em lado nenhum mas continuam elegantes...o que so quer dizer que fazem exercicios especificos!
    um dia tens de m dizer o que fazes la no gym, a ver se eu melhoro os meus tambem.
    go girl!!

    bjinho
    bellis

    ResponderEliminar

Obrigada pelos vossos comentários. xx***

Like us on Facebook

Add us on snapchat

Add us on snapchat

Subscribe