Cor Tendência 2013 | Verde-Esmeralda

quinta-feira, janeiro 03, 2013

Mostro-vos na íntegra o último artigo que escrevi para a revista Livening. xx***

 
Com certeza já deve ter ouvido falar na Pantone. E o que é isso Pantone, é uma cor?

Não, é uma empresa. A Pantone Inc., fundada em 1962, nos E.U.A., é conhecida mundialmente pela sua famosa escala de cores Pantone – Pantone Matching System – um sistema de cor utilizado por várias indústrias, especialmente a gráfica, têxtil, de tintas e plásticos. Foi a Pantone que criou um sistema numérico identificativo das cores, ou seja, todas as cores são apresentadas com referências numéricas, o que permite manter uma alta regularidade e padrão na produção destas. Assim, as cores, sem nomes regionais ou de aplicação restrita, tornaram-se mais fiáveis, uma vez que os números não estão sujeitos à subjectividade humana, como os nomes.

Parece-me portanto que, esta fórmula mágica transformou a Pantone numa espécie de embaixadora da cor, de tal forma que, todos os anos, no mês de Dezembro, a Pantone elege uma cor como a “Cor do Ano”, para o ano seguinte. Chegado o momento, aguardado internacionalmente por designers e amantes da moda, a empresa acaba de divulgar a it color para 2013: o verde esmeralda – Pantone 17-5641 Emerald – destronando assim a Tangerine Tango, cor do ano de 2012.


E parece que faz sentido esta cor ser a cor do ano de 2013, principalmente porque passamos a vida a ouvir que o ano de 2013 vai ser um ano difícil, de grande repressão económica e social. Nada como um verde-esmeralda para nos animar e conferir um toque de esperança aos dias turbulentos que se avizinham. Associada a pedras preciosas, a cor verde-esmeralda é sofisticada e luxuosa. Desde a antiguidade, esta cor tem sido usada como a cor da beleza e da vida nova, em muitas culturas e religiões. Também pode significar renovação, crescimento e prosperidade. Nenhuma outra cor transmite mais regeneração e esperança do que o verde.

Tanto as colecções que estão actualmente nas lojas como as que chegarão em breve (as da estação primavera/verão 2013) têm peças nas cores que uma pedra de esmeralda lapidada reflecte. Foram várias as marcas que tingiram looks inteiros com esta cor.


A/W 2012


S/S 2013


Na maquilhagem, a cor verde-esmeralda combina com todos os tons de pele, iluminando tanto as peles mais claras como as mais morenas. Para criar um efeito sofisticado deve aliar sombras metalizadas e rímel à cor.


Nos acessórios, a cor verde-esmeralda dá vida e estilo, complementando de forma elegante e sofisticada um look.


“Animada, radiante, exuberante… A cor da elegância e da beleza, que aumenta a nossa sensação de bem estar, equilíbrio e de harmonia”, refere a Pantone.


Segundo Leatrice Eisemam, directora executiva da Pantone, o verde é o “tom mais abundante da natureza, o olho humano vê mais verde do que qualquer outra cor”. Fantástico, não é?


Que venha então um 2013 cheio de renovação!

You Might Also Like

1 comentários

  1. adoro verde esmeralda!! alias eu sou fa de todos os verdes ihihi

    bellis**
    www.bellisgirl.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada pelos vossos comentários. xx***

Like us on Facebook

Add us on snapchat

Add us on snapchat

Subscribe