Portugal Fashion |Timeline

terça-feira, outubro 16, 2012

 
 
O 31.º Portugal Fashion, de 16 a 20 de Outubro volta a arrancar em Lisboa com um desfile da plataforma Bloom, passando depois para a Alfândega do Porto, numa edição que visa “reinventar com menos recursos” sem “beliscar a qualidade”.
 
Tal como aconteceu na edição anterior, o 31.º Portugal Fashion – cujo tema é “timeline” – começa em Lisboa no dia 16 com os desfiles de seis jovens criadores do Espaço Bloom no MUDE – Museu do Design e da Moda, regressando no dia 17 à ‘sede’ do evento, na Alfândega do Porto, onde prossegue até 20 de Outubro com as coleções Primavera/Verão 2013.
 
O Bloom possibilita a jovens criadores e estudantes de moda a revelação pública dos seus trabalhos numa plataforma informal.
 
Em declarações à agência Lusa na antecipação do evento, que será composto por 36 desfiles, o presidente da comissão executiva, Manuel Teixeira, disse que o Portugal Fashion vai “conseguir dar a volta à austeridade e reinventar com menos recursos”, mas “sem pôr em causa o patamar de qualidade” nacional e internacional do evento.
 
“Nesta edição, vamos ter aqui nos quatro dias no Porto, no edifício da Alfândega, uma organização completamente diferente do espaço, com uma dinâmica mais forte entre aquilo que é o espaço alternativo Bloom e o espaço consagrado que é a ‘passerelle’ principal do Portugal Fashion”, explicou, acrescentando que o evento se vai realizar todo no piso térreo do edifício, potenciando “o máximo possível a frente ribeirinha”.
 
Entre os nomes desta edição estão Alves/Gonçalves, Anabela Baldaque, Fátima Lopes, Felipe Oliveira Batista, Júlio Torcato, Luís Buchinho, Luís Onofre, Katty Xiomara, Miguel Vieira e Storytailors, além de 16 jovens designers, quatro escolas de moda, sete marcas de vestuário e seis marcas de calçado.
 
Na opinião de Manuel Teixeira, o Espaço Bloom, que vai na 5.ª edição, “é um projeto com uma identidade tão forte que é uma das apostas mais seguras do Portugal Fashion”, por isso “é já uma das peças mais importantes” do evento.
 
Além dos desfiles de seis jovens criadores na abertura do evento em Lisboa, o Espaço Bloom, no Porto, terá desfiles nos dias 19 e 20 de Outubro com a participação de quatro escolas de moda e de dez jovens designers.
 
Não escondendo que o Portugal Fashion tem “menos patrocínios”, o presidente da comissão executiva assegurou que isto não irá afetar a qualidade do evento, considerando que seria “andar para trás era a coisa pior” que podiam fazer.
 
“Com o esforço de todos vamos ter um Portugal Fashion do ponto de vista qualitativo que está ao nível dos melhores”, assegurou.
 
Manuel Teixeira avançou ainda que será aproveitada “a beleza crua e nua do próprio edifício da Alfândega” e que na ‘passerelle’ principal “vai ficar muito exposta a própria arquitetura da sala”, sendo esta linha seguida em Paris.
 
“É a primeira vez que vamos fazê-lo desta forma e acho que vai ser muito engraçado, até porque a sala vai ter uma configuração diferente para quase todos os desfiles, portanto, a sala nunca vai ser exatamente a mesma em termos de circuito para os manequins fazerem”, avançou.
 
O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários, desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e atualmente financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), no âmbito do Programa Compete – Programa Operacional Fatores de Competitividade. (Diário Digital com Lusa)

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada pelos vossos comentários. xx***

Like us on Facebook

Add us on snapchat

Add us on snapchat

Subscribe