Consultório Consultoria de Imagem #1

segunda-feira, agosto 13, 2012

Uma leitora do blog pediu-me ajuda em relação ao que vestir e em relação ao que a favorece mais. Trocámos alguns emails, pedi-lhe algumas fotos, fiz-lhe algumas questões, para tentar perceber o objectivo pretendido, e este é o resultado.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota: No texto vou utilizar o nome Ana, para não revelar a identidade da leitora.

Toda a informação que aqui vou dispor faz parte do processo de Consultoria de Imagem. Esta informação está bastante simplificada, pois um processo de Consultoria de Imagem pressupõe um trabalho realizado pessoalmente com a cliente (este contacto foi virtual, resultante apenas de uma troca de emails). É um processo muito mais complexo e completo do que o demonstrado aqui.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Ana, para além de ser muito bonita, tem um corpo espectacular. A sua altura (1,70m), o seu peso (57 kg) e a sua morfologia (pelo que percebi das fotos) permitem-lhe usar de tudo. Não me parece que esteja gorda nas pernas, mas como a Ana se queixa que está mais gorda na zona das pernas, enuncio algumas regras vestimentares que, visualmente, a vão ajudar a parecer mais magra.

Exemplo de algumas Regras Vestimentares de Base, para parecer mais magra na zona das pernas:
  • As cores escuras diminuem a silhueta, reduzem o volume. Devem ser usadas nas zonas que pretende camuflar. No seu caso, pernas.
  • A cores claras devem ser usadas nas zonas que pretende realçar.
  • Deve optar por linhas verticais, na zona inferior do corpo, porque alongam a silhueta; quanto mais aproximadas e centradas, mais alongam.
  • Os pormenores das peças tais como bolsos, dobras, botões e cintos devem ser usados grandes, na zona inferior do corpo, pois retiram volume. Deve evitar as calças e os jeans com bolsos em relevo e grossos porque vão adicionar volume às nádegas. Deve escolher as com bolsos finos e planos, que retiram volume.
  • Deve usar grandes padrões, nessa zona, e os estampados aproximados, pois diminuem a silhueta.
  • Deve evitar os tecidos espessos, os lanosos (tweed, tartan,...), os tecidos brilhates e os materiais volumosos, pois todos estes acrescentam volume ao nível das pernas.
  • Deve privilegiar os tecidos lisos, os mate como a popelina, o linho, a sarja, certos sintéticos mate e os tecidos finos como os crepes, a seda, o polyester, a musselina, o organdi, a organza e o voile, pois diminuem a silhueta.

    Em relação às cores, e pelas fotos, digo que a tendência cromática da Ana é FRIA. Ou seja, são as cores frias que a favorecem mais, na zona junto ao rosto. Exemplo de cores frias: preto, branco, azul noite, azul rei, o roxo, cinzento, prateado, enfim, todas as cores frias. Em termos de bijuteria, deve privilegiar as prateadas.
    O teste de cores para além de fazer o diagnóstico do frio/quente também faz o diagnóstico do mate/luminoso e do claro/escuro. Um diagnóstico completo permite conhecer um nuancier de cores que melhor a beneficiem e as mais adequadas para a sua maquilhagem, coloração de cabelo, bijuteria, óculos e vestuário junto ao rosto. Em relação àquelas duas últimas e com as ferramentas de que disponho não posso dizer em que categoria a Ana se encaixa, mas saber se é FRIA ou QUENTE já ajuda na tomada de algumas decisões.
    Por exemplo, quando for ao cabeleireiro pintar o cabelo escolha sempre uma cor fria (preto, castanho frio, loiro platinado - apesar de que talvez o seu tom de cabelo não lhe permita chegar ao loiro platinado). Claro que saber em qual das dicotomias MATE/LUMINOSO e CLARO/ESCURO a Ana entra ajudaria a determinar a coloração certa para o seu cabelo.
    Em termos de maquilhagem, as harmonias que lhe ficam melhor são as harmonias AZUL, MALVA e CASTANHA.


    HARMONIA AZUL
    Lápis ou khol em cinzento azulado.
    Sombra clara para iluminar o olho em azul vinca.
    Sombra escura para dar profundidade à orbitra, cinzento.
    Muito clara no osso da sobrancelha, branco, prateado ou azul nacarado.
    Rímel azul marinho ou negro.
    Lápis para o interior do olho, azul metalizado.
    Lápis das sobrancelhas, cinzento.
    HARMONIA MALVA
    Lápis ou khol em violeta.
    Sombra clara para iluminar o olho em malva.
    Sombra escura para dar profundidade à orbitra, violeta.
    Muito clara no osso da sobrancelha, branco, prateado ou malva nacarado.
    Rímel violeta.
    Lápis para o interior do olho, violeta metalizado.
    Lápis das sobrancelhas, cinzento ou castanho.
    HARMONIA CASTANHA (recomendada para mulheres de todas as tendências cromáticas, uma vez que o castanho é considerado como neutro na maquilhagem)
    Lápis ou khol em preto.
    Para iluminar o olho, castanho em degradé muito escuro junto das pestanas.
    Sombra escura para dar profundidade à orbitra, castanho negro.
    Muito clara no osso da sobrancelha, dourado.
    Rímel castanho ou negro.
    Lápis para o interior do olho, negro.
    Lápis das sobrancelhas, negro.

    De seguida apresento-lhe alguns coordenados de que poderá gostar, uns mais tendência, outros mais rock chic, outros mais elegantes. E que no seu corpo ficará bem, com certeza. O último cenário foi composto com peças e acessórios da Blanco, já da new collection. Espero que goste. xx****

    Mood Board 1 -  Elegante Chic

    Mood Board 2 -  Rock Chic

     Mood Board 3 - Modern Woman meets Romantic

    Mood Board 4 - Glam Rock

    Mood Board 5 - Rebel Fashionista
     Mood Board 6 - Pretty in Pink meets Baroque


    Mood Board 7 - Day & Night City Girl

     Mood Board 8 - New Blanco Collection, 2012

    You Might Also Like

    4 comentários

    1. Obrigada por este post tão informativo :)
      Gostei de todas as sugestões de looks!!
      Quanto ao Sudoeste foi muito divertido de facto!!
      Bjs e boa semana

      http://www.facebook.com/MissyCheeksLooks?ref=hl

      ResponderEliminar
    2. adorei e aprendi umas coisitas!!
      O look 4 apaixonou-me!

      ResponderEliminar

    Obrigada pelos vossos comentários. xx***

    Like us on Facebook

    Add us on snapchat

    Add us on snapchat

    Subscribe