Que Tipo de Base Devo Usar Para o Meu Tipo de Pele?

quarta-feira, abril 25, 2012



A base serve para uniformizar a pele e disfarçar imperfeições. Hoje, o mercado cosmético oferece-nos uma grande variedade de tipos, cores e activos que ajudam a combater as linhas e as rugas. Algumas já possuem até filtro solar… Na hora de fazermos compras, devemos testar o tom passando um pouco de fond de teint no próprio rosto, na altura da mandíbula. O tom da base precisa ser idêntico ao tom da pele do rosto.

Caso queiram iluminar o rosto, optem por um tom de base mais claro e passem nas maçãs, na testa (um pouco acima de entre os olhos) e no queixo…

Antes de passarem a base, passem um cubo de gelo envolvido por uma gaze no rosto. Isto fará com que os poros se fechem, e dará um aspecto mais uniforme à pele, além de garantir maior fixação da maquilhagem… Mas reconheço que esta parte não será de fácil aplicação e já existe no mercado os ditos primers que ajudam a matificar a pele.


Uma base mal aplicada pode deixar o rosto muito artificial ou envelhecido. Por isso, os maquilhadores profissionais sempre indicam que a base deve ser aplicada com uma esponja seca (em alguns tipos de fond de teint pode-se aplicar com uma esponja humedecida), sempre em movimentos ascendentes. Não se esqueçam de passar no pescoço.

Bases com subtons rosados devem ser usadas nas peles super claras. Nas demais, devem-se usar produtos com fundo amarelado.

Tipos de base:

Base líquida: indicada para a pele normal, oleosa ou mista (quando oil-free!).  Tem uma cobertura completa e pode-se controlar a sua densidade. Aplicar com os dedos algumas gotas sobre as bochechas, queixo, nariz e testa e espalhar.

Base cremosa: melhor opção para disfarçar manchas e linhas de expressão, pois espalha bem e oferece cobertura uniforme. Indicado para pele normal e seca, pois pode causar espinhas na pele oleosa. Aplicar nas maçãs do rosto, queixo, nariz e testa e espalhar com a ponta dos dedos. Usar a esponja para uniformizar o tom.

Base em bastão/stick: mais densa, serve para cobrir pequenas manchas e marcas de expressão. A maioria serve para todos os tipos de pele. Outras, por serem oleosas demais, não devem ser usadas nos rostos com pele mista… Para aplicá-la, façam traços curtos sobre a face. Espalhar delicadamente com a esponja ou pincel próprio.

Base compacta/duo base: combina a cobertura da base com a textura aveludada do . Mas cuidado: pode acentuar rugas e linhas de expressão em peles mais maduras. Boa para pele normal, oleosa e mistas.Para aplicar, humedecer uma esponja com um pouco de água. Passar no produto e aplicar de forma uniforme.

Base em pó: indicada para pele mista, normal e oleosa, é aplicada com pincel, como se fosse pó facial.

Base translúcida: Oferece cobertura muito suave, ideal para peles que não precisam de correções…

Pancake: não recomendado para pele oleosa, pois pode obstruir os poros. Por ter cobertura espessa, é óptimo para camuflar peles bastante manchadas ou com depressões. É muito utilizado nos profissionais de teatro e cinema. É aplicado somente com uma esponja húmida. É o único fond de teint que depois não precisa da aplicação de pó.

Espero que esta pequena exposição tenha-vos ajudado a esclarecer eventuais dúvidas nesta matéria.

xx***

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada pelos vossos comentários. xx***

Like us on Facebook

Add us on snapchat

Add us on snapchat

Subscribe